Entrevista com Lauren Kate, autora da saga “Fallen”

Bruna Moraes

Resultado de imagem para lauren kate
Photoshoot do filme "Fallen" e a autora Lauren Kate
Antes da entrevista, eis um breve resuminho sobre o que se trata "Fallen":

O primogênito da saga foi lançado nos Estados Unidos em 8 de Dezembro de 2009. O livro tornou-se imediatamente um best-seller do The New York Times, entrando na lista dos mais vendidos na seção de livros infanto-juvenil, durante seis meses e duas semanas.

A trama conta a história de Lucinda Price, uma jovem de 17 anos que é acusada de assassinar seu ex companheiro e, por consequência de seus possíveis atos, acaba indo parar no reformatório Sword&Cross. No meio disso tudo, a garota sente uma forte ligação, literalmente, de outras vidas por Daniel Grigori, um anjo caído disfarçado de mortal. Ela também se envolve com o demônio Cameron Briel, e se depara com tantos outros anjos caídos no decorrer de sua estadia no reformatório. 

Mais seis livros compõem a história sombria de Lauren Kate, sendo eles: Tormenta, Paixão e Êxtase. Além de: Apaixonados, Anjos na Escuridão e o Livro de Cam. Sendo os últimos três, spin-offs da saga.

Capas da saga "Fallen"
Curiosidade: A moça das capas é uma brasileira! O nome dela é Fernanda Brussi e, além de ser modelo em alguns de seus trabalhos, é ela quem edita as imagens. 

Em entrevista, Fernanda conta como a equipe de Lauren descobriu o seu trabalho: 

"O contato ocorreu através de emails, a diretora de arte entrou em contato comigo para negociar o uso das imagens e no final deu tudo certo." Ela também comenta sobre a sensação de ter seu trabalho estampado nos livros. "É muito satisfatorio, é muito bom poder ver meu trabalho ilustrando as prateleiras e meus amigos a toda hora dizendo 'legal, vi sua capa hoje' em diversos lugares, até mesmo em livrarias de aeroportos ou de shoppings, por exemplo." 

Resultado de imagem para fallen movie
"Cam" "Lucinda" e "Daniel" / Foto: Divulgação
Como toda saga bem aceita pelo público, "Fallen" também se tornou uma adaptação cinematográfica. A saga estreou nas telas dos cinemas brasileiros no dia 8 de dezembro de 2016. Porém, este não teve um processo tão simples quanto aparenta, pelo contrário. Os “Fallenatics”, fãs da saga, ansiavam noticias sobre o filme desde 2009, ano em que a Disney anunciou ter comprado os direitos da franquia dos livros para adaptação. Desde 2009, até o lançamento oficial do filme, houve muito silencio, especulações, novidades e até mesmo falsos alarmes sobre um possível cancelamento. Mas, felizmente, tudo ocorreu bem, e os fãs puderam finalmente, ver seus personagens preferidos tomarem vida e forma na tela dos cinemas.

Sem mais delongas, a entrevista com Lauren Kate:

Há quanto tempo você escreve e o que te motivou a continuar?

LK: Eu tenho escrito há mais tempo do que posso me lembrar. Quando mais nova, eu desejava desesperadamente em me tornar uma bailarina, mas aos 15, me disseram que eu não tinha “o pé certo” para a dança. Depois disso, eu simplesmente liguei o “modo escritora” e não olhei mais para trás. Inclusive, devo um crédito especial a minha (super legal e intimidante) professora de Inglês da sétima série, Ms. Calloway. Para uma atividade, nós fomos designados a manter um diário durante o ano todo. Nós o finalizamos no fim do ano para que ela pudesse lê-los durante o verão e então, envia-los de volta para nós. Eu me lembro de estar muito nervosa para abrir a carta com suas anotações sobre todas as minhas muitas divagações sobre aquele ano. Em suma, ela me escreveu: ”Lauren, você é um enigma. Continue escrevendo.” Foi a parte do “enigma” que me pegou em cheio, eu tive que procurar por essa palavra no dicionário. A ideia de que eu poderia ser misteriosa para alguém, bem, para mim foi emocionante. Eu continuei escrevendo porque ela me disse para escrever, e porque as minhas palavras tinham provocado essa reação nela.

Quais são as suas maiores inspirações para escrever? 

LK: Romance e amor são a alma da minha inspiração. Eu acredito que esse sentimento é a força mais poderosa do universo. Quando eu estou considerando escrever novas historias, sou atraída pelas velhas e ricas historias em que eu posso inserir as mais variadas formas de amor.

Como a ideia de "Fallen" surgiu?

LK: Com "Fallen", eu queria escrever uma historia de amor que envolvesse mais do que apenas dois amantes. Quando eu encontrei o versículo de Genesis (6:1-4) que fala sobre anjos se apaixonando por mulheres mortais –onde implica que eles foram expulsos do céu por causa desse amor– eu simplesmente achei tão lindo o sacrifício que eles fizeram por amor. Eu sabia que essa poderia ser uma GRANDE história de amor. Então a personagem de Luce veio primeiro, e eu passei muito tempo pensando em como ela deveria ser a ponto de atrair a atenção de um anjo. A personagem de Daniel cresceu através dela, e o resto da história se desenvolveu através de seu amor.

Como foi o processo da escrita de "Fallen"?

LK: Eu escrevi três capítulos de "Fallen" antes de perceber o quão fundo eu estava mergulhando nessa coisa toda sobre anjos -e o quão pouco eu sabia sobre isso. Então eu parei de escrever e comecei a pesquisar- eu li absolutamente tudo que eu poderia sobre o Céu, Inferno, Anjos, Demônios, Bíblia, e em textos apócrifos como os livros de Enoque, também em pesquisa crítica e em ficção como o Paraíso Perdido. Poucos meses depois, quando reuni minha própria mitologia, sentei-me e escrevi o dia todo, quase todos os dias, por cerca de três meses. Foi uma agonia. Mas no final, tive meu primeiro rascunho.

Você já pensou em desistir em algum momento durante a sua carreira?

LK: Eu já senti muita vontade de desistir. Passei dez anos enviando meu trabalho e acumulando uma GRANDE pilha de cartas de rejeição. Recentemente, eu estava limpando um armário e encontrei uma caixa com 76 cartas de rejeição! Durante esse tempo, eu perdi a esperança e deixei de escrever pelo menos uma dúzia de vezes… mas um mês ou dois depois da minha “desistência” em relação a escrita, eu de alguma forma, me encontraria rastejando fora da cama para começar a digitar o primeiro parágrafo de uma história de um novo protagonista cuja voz não me deixava desistir.

Como foi a criação dos personagens (Fallen) ?

LK: Praticamente todos os meus personagens foram baseados em pessoas reais, com exceção do Daniel. A Luce é baseada na minha amiga mais próxima de muitos anos. Cam foi baseado no meu marido (sim, eu sou casada com um demônio). Arriane é uma mistura de varias amigas loucas que eu colecionei durante os anos. Daniel, por outro lado, é baseado em torno de Luce. Eu queria que seu personagem se encaixasse exatamente no personagem dela e crescesse enquanto ela crescia, para preencher os espaços vazios ao seu redor.

Como foi para você ver a sua criação tomar vida através do filme?

LK: Tudo sobre o filme tem sido incrível até agora. É difícil colocar em palavras como era mágico ver minha criação ganhar vida desta maneira. Eu estava nervosa sobre isso até o momento em que eu conheci o elenco em pessoa. Eu já tinha muita fé em Scott Hicks, o diretor, baseado em conversas que tivemos sobre o filme. E uma vez que eu estava no set, eu sabia que ia ser um filme brilhante.

Qual foi a sua reação ao ver o elenco principal escalado (Luce, Daniel e Cam)? 

LK: Na primeira vez que eu vi suas audições eu sabia que os atores seriam perfeitos. A química entre eles é impressionante e tangível. Addison (Luce), Jeremy (Daniel) e Harrison (Cam) são incríveis e eu sei que você vai concordar quando você vê-los na tela.


Se interessou pela história? Você pode encontrar a saga "Fallen" disponível nas maiores livrarias do Brasil! Aproveita para conferir o trailer do filme: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário